Ações Empresariais

 

Unindo sua arte à sua experiência de vida com a deficiência e com a superação, Sara desenvolve, há mais de 10 anos, trabalhos em empresas, escolas, universidades e outros grupos. Os trabalhos incluem consultoria, palestras motivacionais, de sensibilização, de conscientização, oficinas, treinamentos, palestras-shows e outros, ajudando a construir ambientes e grupos mais inclusivos e a promover mais integração, respeito à diversidade humana e superação.

Entre as empresas que já atendeu estão: Gol, Itau Unibanco, Ferramentas Gerais, Grupo JD, Unimed, Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, Petrobras…
Conheça a seguir os principais tipos de ações oferecidos por Sara:

Música

Hino Nacional Bilingue (interessante para abertura de eventos)
Descrição: a cantora e compositora Sara Bentes, cega, canta o hino nacional brasileiro completo, à capela (só voz, sem acompanhamento instrumental), e interpreta simultaneamente em libras – língua brasileira de sinais, numa dupla interpretação emocionante e cheia de energia, mostrando que qualquer pessoa pode aprender a nossa língua brasileira de sinais e levando a música e sua mensagem a todos, inclusive a quem não pode ouvir.
Necessidades: equipamento de som (mesa de som, caixas de som que atendam ao espaço e um microfone headset)

Pocket show “Uma Maneira Diferente De Ver O Mundo”

Descrição: a cantora e compositora Sara Bentes, cega, apresenta ao vivo 5 músicas que trazem mensagens positivas de acessibilidade, inclusão, diversidade, dicas de convivência, novas formas de pensamento e conceitos. As músicas são acompanhadas de projeção de vídeos artísticos, que reforçam as mensagens das músicas.
Duração: 20 minutos. (flexível)
Necessidades: equipamento de projeção de vídeo, equipamento de som (mesa de som, caixas de som que atendam ao espaço e um microfone de mão)

Pocket Show com Libras (interessante quando há na empresa um ou mais colaboradores surdos, bem como para incentivar os ouvintes a aprenderem nossa segunda língua oficial brasileira, a libras.)
Descrição: o mesmo show acima com o acréscimo de um intérprete de libras especializado em interpretação artística, que dança e interage com a cantora, colocando a comunicação sinalizada no mesmo plano de destaque da oral, permitindo que a música e sua mensagem cheguem também a quem não pode ouvir e incentivando os outros colaboradores a estudarem a libras, num show acessível, dinâmico e emocionante.
Duração: 20 minutos. (flexível)
Necessidades: equipamento de projeção de vídeo, equipamento de som (mesa de som, caixas de som que atendam ao espaço e um microfone de mão)

Show “Uma Maneira Diferente de Ver o Mundo”

Descrição: A cantora e compositora Sara Bentes, cega, acompanhada de um violonista e de um intérprete de libras, apresenta um repertório que mescla o melhor da nossa música brasileira com parte de seu trabalho autoral, conhecido por trazer mensagens de inclusão, diversidade e novos conceitos. Sara e o intérprete de libras interagem nos sinais e na dança, criando um jogo cênico de beleza e inclusão.
Duração: uma hora.
Necessidades: equipamento de som (mesa de efeito com entrada pra um microfone e um violão, caixas de som que atendam ao espaço e um microfone de mão)

Teatro

foto-preta

Descrição da imagem de abertura do material do espetáculo teatral Clarear.
A imagem é composta por uma foto de cinco personagens da peça de teatro, tirada com um fundo preto, mais texto de apresentação. Na foto, três garotas e dois rapazes com idades entre vinte e trinta anos vestem calças pretas e camisas pólo pretas com o logotipo do Teatro Cego bordado no peito em branco. O primeiro rapaz está em pé. Ele tem cabelos curtos e cacheados e usa óculos escuros com a armação verde. À sua esquerda, uma garota de cabelos compridos e cacheados usa óculos escuros com armação vermelha e um grande par de brincos de argolas. Ela também está de pé e segura uma bengala. Ao seu lado esquerdo, uma outra garota, de cabelos negros compridos, também em pé, usa óculos escuros com a armação branca e um boné do time de futebol Juventos, da Moóca. Ao seu lado esquerdo, em pé, um rapaz de barba e cabelo curto cacheado traz uma camisa da seleção argentina jogada sobre o ombro direito. À frente dos quatro jovens que estão em pé, uma garota de cabelos lisos, na altura do ombro, está sentada em uma cadeira de rodas. Ela usa óculos escuros com armação amarela e tem os dois braços bem abertos, como se fosse abraçar quem olha para a foto. Os cinco jovens estão rindo de forma muito descontraída. Acima da foto, em branco, o logotipo do Teatro Cego, com os dizeres “Teatro Cego” em pontos brancos, imitando o sistema Braille. Abaixo do logotipo, a palavra “Apresenta”. Logo abaixo da foto, em letras grandes e amarelas, vem a palavra CLAREAR, e abaixo dela, em letras brancas menores, a frase “somos todos diferentes”.

Inclusão
Teatro Cego cria o espetáculo Clarear, que propõe integrar a pessoa com deficiência ao seu grupo de colaboradores.

Não basta cumprir cotas…
A acessibilidade é um tema que chegou para ficar. Nunca se falou tanto sobre a inclusão de pessoas com deficiência em empresas, escolas e outros setores da sociedade. Algumas leis foram criadas para garantir que, cada vez mais, essa inclusão se tornasse realidade. A visão de empresários, educadores e influenciadores se transformou e hoje esse sonho começa a se solidificar. Contratar uma pessoa com deficiência é também um ato de construção de cidadania. Mas essa construção não pára por aí. A inclusão vai muito além de simplesmente cumprir uma cota. Após esse importante passo, outro deve ser dado para continuar a caminhada: a Integração. A busca por igualdade de direitos e de deveres passa pelo entendimento de nossas diferenças. A verdadeira inclusão só acontece quando cada indivíduo do grupo se percebe único e, por isso mesmo, especial. Nossa diferença é o que nos faz buscar o outro.

O Teatro Cego – Enxergue o mundo com outros olhos
Desde 2012 a Caleidoscópio vem desenvolvendo o Teatro Cego, um formato teatral que proporciona, através da arte e do entretenimento, uma experiência única aos espectadores, convidando-os a abdicar da visão e a compreender a peça através de seus outros sentidos: olfato, paladar, tato e audição. Os espetáculos “O Grande Viúvo” e “Acorda, Amor!” emocionaram espectadores em vários teatros do Brasil e tornaram-se um grande instrumento de transformação na sociedade.
Visite nosso site e conheça melhor o Teatro Cego. Matérias, entrevistas, fotos e muito mais!
www.teatrocego.com.br

Clarear – Um espetáculo leve e bem-humorado que vai mexer com a sensibilidade de seus colaboradores.
A transformação proporcionada pelo Teatro Cego vem ao encontro do anseio de unir as diferenças e valorizar a individualidade para criar integração de colaboradores dentro de empresas, escolas e outras instituições que já tenham dado o primeiro passo em direção à inclusão. E foi pensando ainda mais especificamente nesse público que a Caleidoscópio criou o espetáculo “Clarear – Somos todos diferentes”, também no formato Teatro Cego. Nesta montagem, além das experiências sensoriais, o tema também é totalmente voltado para a questão da integração. Cinco jovens dividem a mesma república. Uma deficiente visual, um deficiente auditivo, uma cadeirante, um argentino e uma torcedora fanática do Juventus da Moóca. Com muito bom humor, a trama mostra a superação de dificuldades de comunicação e convivência, através da sinergia da amizade, em um espetáculo de 40 minutos que conquista a plateia com um paradoxo entre a complexidade e a simplicidade do tema.

A seguir, os depoimentos de algumas personalidades diretamente ligadas à questão da Inclusão através da cultura.

Mara Gabrilli
Fundadora do Instituto Mara Gabrilli, que promove acessibilidade, pesquisas e projetos de inclusão. Ex-secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, tornou-se a primeira Deputada Federal tetraplégica do país.

Andrea Matarazzo
Empresário e radialista.
Ex-assessor Especial do Ministério da Educação e Cultura, Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação de Governo da Presidência da República e Secretário de Cultura de São Paulo

Luiz Mel
Produtor do Teatro Cego.

Peça mais informações pelo e-mail: contato@sarabentes.com.br

Contatos:

contato@sarabentes.com.br
55 – (21) 97179-4747
55 – (11) 97030-4747
55 – (24) 99948-4030 (Whatsapp)

Back to top